Sobre o voluntariado:

De acordo com a ONU (2018), o voluntariado beneficia a sociedade em geral e melhora a vida das pessoas, incluindo a dos próprios voluntários, permitindo a realização de um trabalho conjunto que pode fazer do mundo um melhor lugar para todos.

O voluntário é aquele que, devido a seu interesse pessoal e profissional, dedica parte do seu tempo, sem remuneração, às diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social ou de auto realização em outros segmentos de negócios. Corresponde a uma decisão livre e apoiada em motivações e opções pessoais que caracterizam o perfil do voluntário.

Alguns resultados que podem ser percebidos no voluntariado do PMI Pernambuco é o aumento da rede de relacionamentos, a abertura para o aprendizado em áreas anteriormente não trabalhadas, colocar em prática conhecimentos apenas em estado teórico, experimentar e compartilhar as melhores práticas em gerenciamento de projetos, como também ampliar a visão de mundo, tornando-o mais estreito por poder se relacionar com pessoas de centenas de países (voluntariado nacional e internacional).

Sobre ser voluntário no PMI PE:

Se o PMI Pernambuco completou seus quinze anos em 2018 (e que venham muitos mais), foi graças ao trabalho de seus voluntários durante todo esse período. Pessoas que reservam um tempo de suas vidas para atuar em ações que lhe tragam auto realização, absorção de conhecimento e outras oportunidades. Observemos o leque de ações que sempre são disponibilizadas e publicadas em nossos meios de comunicação.

Em nosso voluntariado, temos ações operacionais que mantém o Capítulo organizado, como também projetos táticos e estratégicos, que ofertam aos filiados e à comunidade em geral (empresários, gestores e membros de equipe) oficinas, visitas aos Escritórios de Projetos (Exemplo: MV Sistemas, Globo Nordeste, SEPLAG-PE, Chesf), aos projetos desenvolvidos por parceiros (Prefeitura do Recife, FCA, Globo Nordeste), conferências, grupos de estudos, ações esportivas e de bem-estar, eventos de liderança, dentre outras várias ações que podem ser acompanhadas em nossas redes sociais.

Para manter tudo isso que o PMI Pernambuco oferece, é necessário parabenizar, sempre, esse trabalho voluntário, que é impagável e só existe porque existem pessoas que acreditam numa construção social, educativa e econômica. É uma escola contínua, na qual a sua disponibilidade para fazer parte é planejada por você, desde que haja um comprometimento com o que vai estar atribuído.

E mais: se você tem certificação do PMI, pode acumular PDU’s (Professional Development Units) para sua recertificação.

Ficou interessado em fazer parte desse time? Que tal observar nossas oportunidades?

Passos para se voluntariar

  1. Primeiramente, é necessário estar filiado ao PMI e ao PMI PE;
  2. Participar de uma reunião de nivelamento sobre o voluntariado, que é agendada sob demanda. Caso queira se antecipar nesse nivelamento, entre em contato diretamente com voluntariado@pmipe.org.br;
  3. Assinar o termo de voluntariado e de confidencialidade;
  4. As oportunidades de voluntariado no PMI Global podem ser encontradas no VRMS (Volunteer Relationship Management System), que é uma ferramenta de relacionamento com o voluntário, onde pode-se procurar por oportunidades. Tal ferramenta está disponível na página do PMI Global (https://vrms.pmi.org/) e tem como vantagem reunir vários perfis de voluntariados e permitir a sua atualização facilmente. Ao final de cada ano, o PMI Global faz um reconhecimento digital (Certificado) ao voluntário, agradecendo e parabenizando pelas ações voluntárias.

Perguntas frequentes:

O voluntariado é um favor a ser feito para o PMI PE?

Não, o voluntariado não é um favor. As pessoas que se comprometerem com o trabalho deverão ter a responsabilidade da entrega. Elas passarão por um processo seletivo junto com outros candidatos às vagas. As atividades podem ser feitas presencial ou remotamente. Cada voluntário reportará suas atividades a um time de uma das vice-presidências a quem deverá responder e atualizar sobre o andamento destas atividades.

É preciso ter um tempo mínimo disponível para voluntariar?

Não. O voluntário disponibiliza quanto tempo ele puder para o trabalho voluntário.

É preciso ser certificado para voluntariar?

Não. Basta apenas ter os pré-requisitos descritos acima.

Obtém-se PDU com o trabalho voluntário?

Sim. Observando os limites e orientações da documentação do PMI.

Algumas de nossas Ações Voluntárias




Vídeos Informativos: