O PMI-PE apoia ações acadêmicas de seus filiados para pesquisas e publicações de artigos científicos que possam agregar valor para a nossa comunidade. Nosso apoio consiste em divulgarmos a pesquisa e/ou artigo (voltado à área de gerenciamento de projetos) entre nossos filiados, direcionando o trabalho para um público específico.

Participe! Acreditamos no valor de sua contribuição.

Fatores de sucesso operacional dos exportadores e importadores ao utilizar os Portos Secos do Brasil.
Link para pesquisa


Segurança da informação suas características e o entendimento da sociedade sobre ela.
Link para pesquisa

Aplicabilidade dos conceitos "Lean" na Construção Civil
Link para pesquisa

Condições para Adoção de Equipe Auto-Organizada
Link para pesquisa

Engenharia de Requisitos nos Métodos Ágeis
Link para pesquisa

Projeto de Pesquisa: Estudo do Comportamento de Gerenciamento de Projetos no Setor de TI
Link para pesquisa

Projeto de Pesquisa: Influência da cultura e da estrutura organizacional no estilo de liderança de projetos de TI
Link para pesquisa

Estudo da avaliação de competências do gerente de projetos
Link para pesquisa

Stakeholders/Partes Interessadas
Link para pesquisa

Gerenciamento de Conflitos em Projetos
Link para pesquisa

Nosso apoio consiste em divulgarmos a pesquisa entre nossos filiados, direcionando-a a um público específico, voltado a área de gerenciamento de projetos.

Para dar início a divulgação da pesquisa conosco, é necessário que efetue o preenchimento do formulário de Registro de Acadêmicos (https://goo.gl/forms/FAlvSdUZfA2pnama2), para que sua pesquisa seja avaliada pela comissão para aprovação do apoio.

E-mail de Contato: [email protected]

Depoimento de Filiado

"Durante minha pesquisa de mestrado, o serviço de apoio a pesquisas acadêmicas do PMI-PE auxiliou meu projeto divulgando o formulário de avaliação na comunidade especializada de gerentes de projetos."

Francisco Eriko Barreto Brito, MSc, PMP®, MBA

Benefícios do PMI
  • Apoio, publicação e Premiação de trabalhos acadêmicos
    • O PMI solicita todo ano propostas de pesquisas acadêmicas patrocinando para os selecionados
  • Programa de Pesquisas/Questionários
    • Responda a pesquisas, divulgue sua pesquisa e leia respostas de pesquisas realizadas
  • Competição de Casos de Ensino
    • Para a criação de conteúdo que ajude no ensino de GP
  • Networking Acadêmico ligado às áreas de GP
  • Oportunidades de participação de conferências e sessões de pesquisa
Currículo de Gerenciamento de Projetos

Projetado "pelo corpo docente, para o corpo docente", as diretrizes curriculares e recursos de ensino podem ser usadas para introduzir um curso básico ou integrar tópicos e conceitos de gerenciamento de projetos em cursos existentes. As diretrizes flexíveis e materiais de ensino podem ser personalizados para refletir seu foco disciplinar, abordagem de ensino, perfil do aluno e estrutura do curso. Comece no pmiteach.org.

Link: http://www.pmi.org/learning/academic-research

Oportunidades de Financiamento para Pesquisa

Apoio a nova pesquisa acadêmica com a intenção de promover o conhecimento em gerenciamento de projetos, programas e portfólios.

Ver oportunidades de financiamento

Eventos de pesquisa

Incentivando a colaboração interdisciplinar entre estudiosos e profissionais e disseminando novos conhecimentos na gestão de projetos, oferecemos oportunidades educacionais e orientadas para a pesquisa em várias conferências e workshops regionais ao longo do ano.

Ver Eventos de Pesquisa

Competição da escrita do caso

PMI tem um forte compromisso para avançar currículos de gerenciamento de projetos para programas de graduação e pós-graduação. Para esse fim, este concurso tem como objetivo gerar casos de ensino e manuais de instrutores relevantes para a gestão de projetos para uso na melhoria contínua de cursos de gerenciamento de projetos nas escolas de negócios, engenharia e TI. Pedidos de propostas de casos abertos de 2 de Janeiro a 1 de Maio.

Ver diretriz

Convite à apresentação de trabalhos

O PMI apoia acadêmicos que criam e disseminam conhecimento através de novas pesquisas em gerenciamento de projetos. Encorajamos a comunidade acadêmica a enviar seu trabalho para o Project Management Journal, bem como as conferências PMI e as de organizações acadêmicas aliadas.

Saiba mais

Rede acadêmica

Junte-se à comunidade acadêmica de acadêmicos, professores e profissionais de projetos interessados na criação e disseminação de conhecimento em gerenciamento de projetos e obtenha as últimas notícias no campo.

Saiba mais

Pesquisa

Nos diga o que você acha

Suas respostas e opiniões de pesquisas permitem que pesquisadores e acadêmicos sejam pioneiros em melhores processos, métodos e ferramentas para auxiliar a profissão, melhorando assim a eficiência e o desempenho de sua organização.

Tome um papel ativo na melhoria da profissão, participando de uma pesquisa. Quanto mais respostas forem recebidas, mais precisas serão as conclusões tiradas delas.

Link: http://www.pmi.org/learning/academic-research/surveys

Lançamento de uma pesquisa

O Programa de Links de Pesquisa foi projetado como uma forma de promover a pesquisa de gerenciamento de projetos de uma forma acessível, através da criação de hiperlinks temporários no PMI.org para pesquisas conduzidas por membros elegíveis e / ou stakeholders de gerenciamento de projetos. Os membros dos seguintes grupos são elegíveis para se candidatar:

  • Os atuais e ex-patrocinadores de bolsas de pesquisa patrocinados pelo PMI,
  • Os beneficiários de bolsas de pesquisa de doutorado do PMIEF,
  • Os atuais e antigos membros acadêmicos do Grupo Consultivo para Membros Acadêmicos,
  • Membros do Conselho Editorial da PMJ

Se você é membro de um desses grupos e gostaria de enviar uma pesquisa para consideração, entre em contato com o coordenador de pesquisa em [email protected].

Objetivo da competição

PMI tem um forte compromisso para alavancar currículos de gerenciamento de projetos para programas de graduação e pós-graduação. Para esse fim, este concurso tem como objetivo gerar casos de ensino e manuais de instrutores relevantes para a gestão de projetos para uso na melhoria contínua de cursos de gerenciamento de projetos nas escolas de negócios, engenharia e TI.

Link: http://www.pmi.org/learning/academic-research/teaching-case-competition

Tema: Gerenciamento de Projetos - Criando Valor para os Stakeholders

O papel do gerente de projeto é multidimensional, focado na aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para executar projetos de forma eficaz e eficiente. Na dimensão técnica, estratégica ou de comportamento, o gerenciamento de projetos é uma força organizacional, voltada para melhores resultados para as partes interessadas do projeto. Conhecimento especializado e habilidades, juntamente com um foco distinto orientar as ações de equipes temporárias em projetos grandes e pequenos.

A entrada de seu caso pode se concentrar no uso do gerenciamento de projetos como uma força organizacional em qualquer contexto. Alguns exemplos incluem:

Alívio de Desastres
Desenvolvimento Internacional
ONGs
Várias indústrias
Áreas de Tópico Potenciais

Os casos podem ser focados especificamente em qualquer módulo de conhecimento tópicos listados em "Ensino PM" em www.pmiteach.org. Clique na guia "Ensinar PM" e selecione "PM Knowledge Modules" no menu suspenso para encontrar os módulos de conhecimento que se enquadram em uma das três categorias:

Técnico (por exemplo, planejamento, orçamento, controle, etc.)
Comportamento (por exemplo, comunicações, liderança, equipes, etc.)
Estratégico (por exemplo, legal, ética e profissionalismo, governança, etc.)

Prêmios

1º lugar: US $ 3.000
2º lugar: US $ 2.000
3º lugar: US $ 1.000

O prêmio máximo será concedido no Congresso Global PMI-América do Norte que normalmente ocorre no outono. Os autores do caso vencedor concordam que se seu caso for selecionado como vencedor do 1º lugar, um representante de sua equipe de redação participará da cerimônia de premiação. O registro da conferência será fornecido para os finalistas.

Sujeito a revisão de pares bem sucedida, os casos vencedores serão recomendados para publicação através de PMI.

Rede Acadêmica

O que é a Rede Acadêmica?

É uma comunidade de pesquisadores, professores em tempo integral, a tempo parcial ou adjuntos, bem como diretores de programas e administradores acadêmicos que ensinam, desenvolvem ou gerenciam programas ou cursos de gerenciamento de projetos. A rede também está aberta a professores de escolas que estão interessadas em desenvolver cursos de gerenciamento de projetos.

Não há nenhum custo para se registrar. Nosso objetivo é ajudá-lo a expandir o conhecimento e as ofertas de gerenciamento de projetos.

Link: http://www.pmi.org/learning/academic-research/network

Recursos e Oportunidades

Veja o que você receberá como parte da rede:

Novas iniciativas acadêmicas
Eventos acadêmicos e anúncios
Convite à apresentação de trabalhos
Convite à apresentação de propostas
Solicita Voluntários
Tendências da indústria de gerenciamento de projetos
Nova pesquisa acadêmica relacionada ao gerenciamento de projetos
Normas e diretrizes novas e atualizadas para a acreditação

Eventos de pesquisa

Incentivando a colaboração interdisciplinar entre acadêmicos e profissionais e disseminando novos conhecimentos em gerenciamento de projetos, o PMI Academic Resources oferece oportunidades educacionais e orientadas para pesquisa em várias conferências e workshops regionais ao longo do ano.

Link: http://www.pmi.org/learning/academic-research/events


PMI Research Days

Eventos PMI Research Days são sessões interativas com apresentações de novas pesquisas, bem como discussões de painéis e mesas pequenas sobre desafios e soluções reais na vida real. Domínio da gestão de projetos.