APRESENTAÇÃO

Segundo a empresa americana Gartner que desenvolve tecnologias relacionadas a introspecção necessária para seus clientes, até 2024, pelo menos, 65% de todos os novos aplicativos de negócios serão criados com conjuntos de ferramentas de alta produtividade, como plataformas de desenvolvimento de aplicativos low-code e no-code.

Contudo, 86% dos tomadores de decisão de TI dizem que o maior desafio para transformar digitalmente seus negócios é a falta de desenvolvedores de software. É aí que entra o poder do Citizen Development (desenvolvimento cidadão) — com o uso de plataformas sem código/com pouco código, qualquer pessoa pode criar aplicativos sem experiência em software, significativamente mais rápido e por uma fração do custo. Mas primeiro, você precisa aprender a usar as ferramentas que tem, você precisa de um sistema para supervisionar o ambiente de trabalho, mitigar riscos e liberar todo o potencial do desenvolvimento do cidadão.

Objetivo

Este grupo de estudos tem o objetivo de difundir as melhores práticas de gerenciamento de projetos, e auxiliar os membros ativos ao PMIPE em aprofundar conhecimento de boas práticas deste mercado e iniciar no processo de preparação para a micro certificação PMI Citizen Developer Practitioner do PMI.

A micro credencial é uma nova linha de produtos oferecida pelo PMI. Eles certificam realizações em habilidades, conhecimentos e competências específicas, diferenciando da certificações completas (ex. PMP), pois são habilidades focadas em áreas de conteúdo específicas e tópicos relativamente novos.

Proporcionar encontros semanais entre os participantes para discussão dos temas específicos do Handbook Citizen Development, de acordo com um cronograma proposto pelo PMI-PE. A cada encontro teremos a participação de um facilitador para auxiliar nas discussões em pauta.

*Importante destacar que o grupo de estudos não se trata de um curso, e sim um grupo de pessoas que se reúnem para realizar uma troca de conhecimentos dirigidos sobre um tema. Em cada encontro semanal são discutidos temas específicos do Handbook Citizen Development, de acordo com um cronograma proposto pelo PMI-PE. A cada encontro teremos a participação de um facilitador para auxiliar nas discussões em pauta. 

 Início: 17/10/2022 - 19:30 às 21:30

Local: Online

Hora Início: 19h30m

Hora Fim: 21h30m

Para inscrições do evento clique aqui.

Justificativa

O 2º Grupo de Estudos Citizen Development foi criado com o objetivo de unir participantes para discutir sobre o tema e em cada encontro ampliar os conhecimentos, trazer questões importantes e identificar oportunidades.

Parte-se do princípio que todos os participantes tenham estudado sobre cada tema antes dos encontros.

 Público Alvo

Pré-requisitos para participar do Grupo de Estudos:

  • Ser filiado ao PMI-PE, com anuidade em dia.
  • Comprometimento em participar de todos os encontros

Temas a serem discutidos nos encontros

  • Introdução
  • Hyper-Agile SDLC
  • Ideation 2.0
  • Suitability Assessment
  • Análise de Negócios & Design
  • Project Risks & Enterprise Risk Requirements
  • Application Design, Development, and Deployment

 Carga Horária Total: 

20 horas

 Cronograma dos encontros:

5 Encontros semanais conforme programação abaixo:



Em caso de dúvida, pode entrar em contato com o e-mail [email protected]

Depoimentos:

Extraídos do site: https://www.projectmanagement.com/articles/771999/citizen-development--driving-change-and-project-success

 Por que o desenvolvimento do cidadão é tão impactante para o sucesso do projeto?

Matt Hubbard, TrackVia
“O Citizen Development (Desenvolvimento Cidadão) dá vida a projetos que, de outra forma, ficariam sentados e esperando.”

“Citizen Developers (Desenvolvedor Cidadão) às vezes podem criar um protótipo do que desejam de maneira mais rápida e eficaz do que podem articulá-lo por meio de palavras. A capacidade de passar de um pensamento em sua cabeça para um protótipo na tela é o que o PMI chama de hiper-agilidade. Aproveitar a hiper-agilidade para esclarecer os requisitos pode economizar tempo e dores de cabeça, resultando em projetos mais bem-sucedidos.”

Ananth Avva, Pipefy
“Definitivamente, vemos o Citizen Development (Desenvolvimento Cidadão) como um fator importante ajudando a aliviar muito o backlog de TI e garantindo que os projetos de transformação digital sejam de fato bem-sucedidos e possam continuar a dar frutos.”

Raveesh Dewan, Joget
“Citizen Development (Desenvolvimento Cidadão) permite que você implemente a cultura digital de solução de problemas em sua organização que o ajudará a ir mais rápido e alcançar o sucesso do projeto para sua organização.”

Derya Sousa, Kianda
“Os gerentes de projeto podem transformar ideias em realidade muito mais rápido e fácil do que antes [utilizando o Citizen Development (Desenvolvimento Cidadão)].”

Jesse Shiah, AgilePoint
“O Citizen Development (Desenvolvimento Cidadão) pode aumentar muito a eficácia da metodologia ágil e do gerenciamento de projetos para impactar significativa e positivamente o sucesso do projeto.”

Vivek Goel, Quixy
“Citizen Development (Desenvolvimento Cidadão) também capacita os usuários a eliminar tarefas manuais repetitivas de suas rotinas diárias, permitindo com que eles se concentrem em um trabalho mais inovador e significativo.”

Andie Dovgan, Creatio
“Citizen Development (Desenvolvimento Cidadão) traz alinhamento em um nível completamente diferente, porque você tem equipes diferentes e diversificadas trabalhando em conjunto sendo capazes de trocar seus pensamentos e se alinhar em seus objetivos.”

Jennifer Cadence, Google AppSheet
" Citizen Development (Desenvolvimento Cidadão) capacita a pessoa que precisa resolver um problema para resolver o problema."

Data de publicação: 15 de setembro de 2022