Na tarde da última quinta-feira (13/12), o PMI Pernambuco promoveu a quinta edição do GP em Campo, um evento que permite a comunidade de projetos de Pernambuco (filiados e não filiados ao PMI PE), de conhecerem, na prática, os casos e resultados dos projetos realizados no estado.


Figura 1 - Abertura com o Diretor Eduardo Sabino

A COMPESA (Companhia Pernambucana de Saneamento) foi a anfitriã dessa edição, trazendo a apresentação do projeto de “Implantação da rede óptica GPON na nova sede”. O órgão abriu o evento com a participação do Diretor Eduardo Sabino, que deu uma visão ampla e estratégica dos passos que a COMPESA tem dado nos últimos anos e onde se pretende chegar.  Em seguida, o Gerente de TI do órgão, Waldeíldo Júnior, fez uma apresentação sobre os passos que a TI tem dado no local e o quão benéfico foi a implantação da rede GPON na nova sede da COMPESA. Após sua fala, com a devida anuência formal do órgão, a equipe do projeto apresentou o conteúdo da implantação. Estavam presentes Érico Annes (gerente desse projeto), Hermes Aguiar (engenheiro responsável pelo desenho e definição da estrutura física desse projeto, além de fiscal do mesmo), Eliedson Arruda (técnico responsável pela execução e instalação da rede óptica desse projeto) e Felipe Ferreira (coordenador de projetos e assessor da gerência de TI da COMPESA).


Figura 2 - COMPESA recebendo um presente do PMI PE pelo recebimento do evento no local

O evento contou com a participação de vinte pessoas, de diversas áreas de trabalho, que puderam observar um projeto mesclado por Engenharia e Tecnologia da Informação que deu ênfase em gestão de equipes, usando modelo híbrido (cascata e ágil) e uma forte gestão da comunicação. Os apresentadores deixaram o público bem à vontade para que, a qualquer momento da apresentação, perguntassem o que quisessem sobre o projeto. Os participantes também realizaram visita guiada ao local, tendo acesso ao Museu da COMPESA, aos locais de instalação da rede fibra óptica (Salas Técnicas), assim como o Data Center do órgão.


Figura 3 - Equipe do projeto apresentando os resultados

De acordo com Mateus Câmara, Diretor de eventos do PMI Pernambuco, o evento foi bem legal e detalhista, tanto o lado técnico como a parte de gestão. Muita gente que participou não era da área de telecomunicações, mas entendeu pela forma que foi passada a parte técnica e interagiu bem. Agradecemos a COMPESA na viabilização desse GP em Campo. E uma curiosidade muito legal é que esse projeto é o segundo projeto no Brasil que implantou uma rede com tecnologia de ponta (GPON) em uma edificação, e o primeiro do Norte/Nordeste. O primeiro para terem noção foi o Congresso Nacional (DF). Sendo assim, saber que um projeto dessa magnitude e impacto (3 mil funcionários e 4 milhões de clientes e centenas de pontos de atendimento) foi planejado, executado e entregue aqui do ladinho (Recife) por profissionais Pernambucanos, é de um orgulho muito grande.


Figura 4 - Visita ao Museu da COMPESA


Figura 5 - Visita ao Museu da COMPESA

Para Lucas Fonseca, um dos participantes do evento e voluntário do PMI PE, esse momento trouxe uma visão do quanto é um importante aplicar as ferramentas de gerenciamento de projetos desde o planejamento ao término. Um projeto desafiador e único para a região quando foi aplicado, possuía poucos cases de sucesso e com muito risco mapeado, porém teve o êxito em seu término completando todos os requisitos solicitados dentro do prazo e custo planejado, inclusive a garantia estendida de 25 anos do fabricante. Por ser uma ferramenta ainda pouco utilizada, pelo seu alto custo de investimento, eventos assim impulsionam o mercado a olhar de uma maneira diferente e a frente, futuro que está bem próximo e não enxergamos. Parabenizo a todos os envolvidos, pois foram várias experiências e conhecimentos agregados no evento.


Figura 6 - Visita para conhecimento da rede óptica

 


Figura 7 - Visita para conhecimento da rede óptica

 
Figura 8 - Visita para conhecimento do Data Center


Figura 9- Visita para conhecimento do Data Center

E você!? Tem algum projeto que queira compartilhar do conhecimento e resultado com a comunidade de projetos de Pernambuco? Informe-nos de seu interesse para que possamos viabilizar. O PMI PE terá uma imensa alegria em estar com você nesse momento tão legal.
Data de publicação: 20 de dezembro de 2018