A cidade mais populosa do interior do estado, Caruaru está localizado no microzona do Agreste e devido à sua importância cultural, que é apelidado Capital do Agreste, Princesinha do Agreste  e Capital do Forró.

A cidade está localizada a 140 quilômetros da capital do estado do Recife. Caruaru é conhecida por seu extenso Festival de São João , que ocupa todo o mês de junho, às vezes até julho. O município é mais populoso do interior de Pernambuco, com uma população residente de 289.086 habitantes, conforme dados do IBGE, relativos ao ano de 2009, que vivem numa área territorial de 921 Km²

.Atualmente Caruaru destaca-se como o mais importante pólo econômico, médico-hospitalar, acadêmico, cultural e turístico do Agreste, sendo também famosa por sua tradicional feira livre, enaltecida nos versos do compositor Onildo Almeida e na voz do eterno Rei do Baião, Luiz Gonzaga. 
 

Desde março de 2017 um grupo de filiados desenvolve atividades na cidade de Caruaru, onde tem sua sede, na Unifavip/DeVry. Este marco teve o apoio da Diretoria de Certificação e Educação Continuada que foi a idealizadora do projeto do Grupo de Estudos (GE), teve um formato inovador e diferenciado dos anteriores onde os facilitadores realizaram a mentoria remotamente dos encontros dos participantes.