Banner

Grupo de Estudos - Certificação PMI-ACP® (Agile Certifield Professional)

 INSCREVA-SE

Objetivo

Com o objetivo de difundir as melhores práticas de gerenciamento de projetos, e auxiliar os candidatos em seu processo de preparação para o certificado PMI-ACP®, o PMI-PE oferece, para seus membros ativos, a oportunidade de participar do grupo de estudos PMI-ACP®.
Proporcionar encontros semanais entre os participantes para discussão dos temas específicos do gerenciamento ágil de projetos, de acordo com um cronograma proposto pelo PMI-PE. A cada encontro teremos a participação de um facilitador certificado PMI-ACP, para auxiliar nas discussões em pauta.

Importante destacar que o grupo de estudos não se trata de um curso, mas de um grupo que se reune para aprender e compartilhar conhecimento e juntos alcançarem o objetivo de obter a aprovação na prova de certificação.

Apresentação

Em um ambiente de negócios em constante movimento, o Gerenciamento Ágil de Projetos vem ao encontro das necessidades do mercado, visando entregar projetos mais rapidamente e com menos desperdícios. A nova credencial PMI-Agile Certified Practitioner (PMI-ACP®) atesta a capacidade do profissional em compreender os princípios e conceitos do Gerenciamento Ágil de Projetos e suas habilidades em aplicar as técnicas e ferramentas Agile.

O uso de métodos ágeis como uma abordagem para gerenciamento de projetos tem aumentado dramaticamente nos últimos anos. Uma pesquisa do PMI mostrou que o uso de práticas ágeis triplicou de Dezembro de 2008 a Maio de 2011. Além disso, a pesquisa demonstra o valor que métodos ágeis podem ter na redução de defeitos do produto, melhorando a produtividade da equipe, melhoria na entrega e aumento do valor comercial. O PMI-ACP® está posicionado para reconhecer e validar o conhecimento desta importante abordagem. 

Início: 18/09/2019 - 19h as 22h


Justificativa

O Grupo de Estudos preparatório para a certificação PMI-ACP® foi criado com o objetivo de unir os participantes e discutir sobre temas específicos em cada encontro entre os próprios participantes e facilitadores de modo a equalizar o conhecimento, discutir questões do exame e superar as dificuldades encontradas.

arte-se do princípio que os participantes tenham estudado sobre cada tema antes dos encontros.

Público Alvo

Se você usa práticas ágeis em seus projetos, ou a sua organização está adotando abordagens ágeis para gerenciamento de projetos, a certificação PMI-ACP® pode ser ótimo para você. A PMI-ACP® reconhece o conhecimento de princípios ágeis, práticas e ferramentas e técnicas através de metodologias ágeis.

Pré-requisitos para participar do Grupo de Estudos:
  • Ser filiado ao PMI-PE, com anuidade em dia.
Para se candidatar à certificação ACP® você precisa ter:
  • Experiência Geral de Projetos: 2.000 horas de trabalho em equipes de projeto. Essas horas devem ter sido obtidas nos últimos 5 anos.
    • Nota: para aqueles que possuem a certificação PMP®, o PMI entende que já verificou esse requisito. Assim, um PMP será já terá cumprido esse requisito.
  • Experiência de Projetos com Métodos Ágeis: 1.500 horas de trabalho em equipes de projetos utilizando métodos ágeis. Estas horas são adicionais às 2.000 horas necessárias na experiência geral de projetos. Essas horas devem ter sido obtidas nos últimos 3 anos.
  • Treinamento em Práticas ou Métodos Ágeis: 21 horas de contato. As horas devem compreender tópicos de métodos ou práticas ágeis para projetos.
OBS: Este Grupo de Estudos atenderá ao requisito das horas de educação em práticas ou métodos ágeis.

Temas a serem discutidos nos encontros
  • Framework Agile
  • Visão geral sobre Scrum, Kanban, Lean, XP e Outras Metodologias
  • Domínio I: Value-Driven Delivery
  • Domínio II: Stakeholder Engagement
  • Domínio III: Boosting Team Performance Practices
  • Domínio IV: Adaptative Planning
  • Domínio V: Problem Detection and Resolution
  • Domínio VI: Continuos Improvment (product, Process, People)
Carga Horária Total: 30 horas

Cronograma dos Encontros:
10 Encontros semanais a serem trabalhados todo o conteúdo necessário para a preparação da certificação PMI-ACP®.

Local:

Os encontros ocorrerão nas quartas, das 19 às 22 horas, iniciando em 18/09/2019, na Sede do PMI PE, localizado na Av. Barbosa Lima 149, Ed. Alfredo Fernandes, Sala 218 - Recife Antigo.

OBS: O local está sujeito a alterações a depender da capacidade do local.

Inscrições: 

A inscrição será confirmada mediante o pagamento de uma taxa de R$ 300,00 (trezentos reais) e a confirmação da filiação.
  • 50% do valor da taxa será destinado para custear a infraestrutura para realização dos encontros e ajudar na sustentabilidade do PMI-PE;
  • 50% do valor da taxa será devolvido ao final do grupo de estudos, abatendo-se R$ 15,00 (quinze reais), por cada dia ausente do participante.


Atenção aos voluntários interessados a facilitador do grupo de estudos!

O facilitador deve ser certificado PMI-ACP, ou PMP/ CAPM com experiência profissional em Gerenciamento Ágil de Projetos e estar com sua certificação em dia. Cada encontro vale 3 PDUs para manutenção da sua certificação. 



Depoimentos

Marcela Guerra, MsC, CSM, CSPO e PMI-ACP.

“Minha preparação para PMI-ACP iniciou em início de março, mas não parti do zero, pois já tinha experiência com algumas metodologias ágeis além dos cursos de CSM e CSPO. No início, não pude contar com o apoio de um livro específico para a certificação – eles só foram lançados em Abril/Maio - então tive que recorrer a bibliografia recomendada e a dicas divulgadas em grupos de discussão (recomendo os do linkedin). E nas últimas semanas o foco estava nos simulados e na revisão dos últimos pontos de dúvida.

Particularmente, não achei a prova difícil – o que me parece ser um consenso entre todos os que fizeram. Claro que precisa de preparação e é necessário ter conhecimento abrangente de metodologias ágeis, conhecer o manifesto ágil a fundo e ter um bom conhecimento em Scrum e XP (eXtreme Programming).

Para quem está querendo iniciar a empreitada para tirar a certificação de ACP, sugiro que compre um dos livros específicos para preparação (existem 3 publicados atualmente, 2 deles muiro bons) para orientar seus estudos e complemente seu conhecimento com os livros da bilbliografia recomendada, caso sinta necessidade. E, como sempre, invista um bom tempo em simulados."
Data de publicação: 24 de agosto de 2019
Créditos da Notícia: Erasma Mariano
Créditos das Fotos: PMI