Método criado por especialista será um dos destaques do 9º Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos
Project Model Canvas, desenvolvido por José Finocchio Júnior, incrementa portfólio de soluções e ferramentas disponíveis para os gerente de projetos.
É inegável que as organizações têm entendido a relevância e dedicado mais esforços à inclusão do gerenciamento de projetos em suas gestões. Resultado de um mercado cada vez mais competitivo, as relações comerciais e financeiras só se sustentam se os produtos e serviços atendem as necessidades dos clientes com eficiência. E se o projeto precisa agradar, o gerente de projetos - profissional responsável por gerir todas as etapas - pode utilizar diversas ferramentas e métodos, como o Project Model Canvas, para compilar as informações, gerir a equipe e otimizar os processos. 
Segundo o especialista e desenvolvedor do Project Model Canvas, José Finocchio Júnior,  “a implantação de metodologia de gerenciamento de projetos deve ser simples e possibilitar sua implantação em organizações que ainda não possuem uma cultura de gerenciamento de projetos”. 
Além de auxiliar na criação de várias versões de um projeto em uma mesma página de modo ágil, eficiente e sem burocracia, o modelo de Finocchio traz como diferencial um campo visual que utiliza conceitos de neurociência e estrutura didática. “O potencial que uma metodologia visual tem é fundamental para melhorar a compreensão das pessoas envolvidas no projeto. Vivemos um novo momento de cocriação e colaboração, o planejamento não é mais o fruto de trabalho individual mas sim resultado de sessões colaborativas em grupo”, ressalta.
Apesar do cenário otimista, para o especialista, muitas empresas ainda dificultam o desenvolvimento de projetos e, consequentemente, o trabalho dos gerentes porque não têm conhecimento adequado. “Acredito que a maior dificuldade em gerenciamento de projetos seja a cultura das organizações, que não entendem o modelo mental de projetos e acabam confundindo gestão com preenchimento de templates que nunca mais serão lidos ou utilizados”, diz Finocchio.
Tanto o modelo, quando as reflexões sobre as melhorias e condução do trabalho dos gerentes de projeto, serão temas abordados durante a palestra que José Finocchio Júnior fará no dia 26 de novembro durante o 9º Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos, no Centro de Convenções do Hotel Sheraton, em São Paulo. 

Inscrições e mais informações no site http://cbgp.com.br/2014/

Sobre 9º Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos
O 9º Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos tem como tema “Inovação com Sustentabilidade” em Gerenciamento de Projetos. 
Tradicional evento do setor, o encontro reúne profissionais e pesquisadores nacionais e internacionais, acadêmicos e interessados em promover discussões sobre temas atuais do universo do gerenciamento de projetos.                       
Organizado pelo PMI São Paulo e com apoio dos 15 Capítulos Nacionais do Project Management Institute (PMI), o 9º Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos acontece de 24 a 26 de novembro, no WTC, em São Paulo.
Mais informações sobre as palestras, palestrantes e inscrições estão disponíveis no site http://cbgp.com.br/2014/
17 de outubro de 2014