Como aplicar Design Thinking na Prática

https://bit.ly/ComoAplicarDesignThinkingNaPratica

Design thinking é uma metodologia criativa e inovadora que busca solucionar problemas de forma colaborativa e centrada no usuário. Para aplicar o design thinking na prática, existem algumas etapas que podem ser seguidas:
 
Empatia: o primeiro passo é entender profundamente as necessidades, desejos e dores do usuário. Isso pode ser feito por meio de entrevistas, observação e imersão no ambiente em que o usuário vive e trabalha.
Definição: com base nas informações coletadas na etapa de empatia, é preciso definir o problema a ser resolvido de forma clara e objetiva.
Ideação: nesta fase, é hora de gerar ideias e soluções criativas para resolver o problema identificado. Essa etapa pode ser feita em grupo, por meio de brainstorming ou outras técnicas de geração de ideias.
Prototipagem: a partir das ideias geradas na etapa anterior, é preciso criar protótipos de baixa fidelidade, que podem ser desenhos, maquetes ou outras formas simples de representar as soluções propostas.
Teste: por fim, é importante testar os protótipos com os usuários, para avaliar a eficácia das soluções e fazer ajustes necessários.
 
É importante lembrar que o design thinking não é uma metodologia linear e pode ser adaptado conforme a necessidade e o contexto de cada projeto. Além disso, a colaboração e a experimentação são fundamentais para o sucesso da aplicação dessa metodologia.
O workshop de Design Thinking tem como objetivo fornecer aos participantes uma abordagem inovadora para a resolução de problemas, utilizando uma metodologia criativa e centrada no usuário. Durante o curso, os alunos aprenderão a:
1. Compreender os princípios fundamentais do Design Thinking, sua história e aplicação em diferentes contextos;
2. Identificar e definir problemas de forma clara e objetiva, usando técnicas de pesquisa e análise de dados;
3. Utilizar técnicas de ideação para gerar um grande número de ideias criativas e inovadoras;
4. Prototipar soluções para testar e validar ideias, com a finalidade de iterar e melhorar;
5. Trabalhar em equipe, colaborando e comunicando ideias e soluções de forma eficaz.
O workshop de Design Thinking pode ser aplicado em diversas áreas, incluindo negócios, educação, saúde, tecnologia, entre outras. Ao final do curso, os alunos estarão preparados para aplicar a metodologia de Design Thinking em suas próprias atividades, buscando soluções inovadoras e centradas no usuário.

Palestrante

Sarah Branco é Doutoranda em Design de Artefatos Digitais pela UFPE e Ma. em Design pela CESAR School. Além de pesquisadora, trabalha como Digital Product Manager com foco em produtos digitais, agilidade e transformação digital. 

Atua também como professora, mentora, palestrante e voluntária (PMI-PE). Possui as certificações PMI - ACP, LGPD, FF4P, FTL, PALC-P, PALC-A, KCP, KMM, SAFe 5, BAP, OKRCP, CSM®, PSPO I, PTMC, KMP-I, SFPC, SFC, PACC, DSM, Trainer®-CLT®. 
Contribuiu com artigos sobre paradigmas da inovação, comunicação interna em empresas de tecnologia, futuro, design especulativo e design participativo. Além disso, atuou por 15 anos com comércio exterior e negociações internacionais. Especialista em logística e comércio exterior, é, também, graduada em comércio internacional e ajudante de despachante aduaneiro.

Contatos: 
  • Instagram: https://www.instagram.com/sarah.m.branco/ 
  • Linkedin: https://www.linkedin.com/in/sarahmazzeo/ 
Categorias: Cursos Online
Data de publicação: 19 de abril de 2023