O que é Mentoria?

Trata-se de uma ferramenta de desenvolvimento profissional que consiste no auxílio oferecido por um profissional mais experiente em determinada área a outro com menos experiência ou iniciante direcionando o aprendizado, compartilhando experiências e estimulando o desenvolvimento de competências essenciais para tal profissão.

Como funciona o Programa de Mentoria do PMI Pernambuco?

O Programa sugere um plano de trabalho entre mentor e mentorado durante 12 sessões de 1 hora ao longo de 3 meses (reuniões semanais). Para mais informações da Mentoria PMI-PE, baixe o edital aqui

Benefícios para Mentores

  • Aprendizado constante e reciclagem de conhecimentos;
  • Reconhecimento perante toda a comunidade de Pernambuco, pelo apoio ao desenvolvimento profissional, impactando a vida dos mentorados;
  • Networking com os melhores profissionais do Estado, em gerenciamento de projetos, programas e portfólio;
  • Obtenção de PDUs para manutenção de certificações.

Benefícios para Mentorados

  • Aprimoramento de habilidades específicas;
  • Amplitude da visão sob perspectivas diferentes;
  • Aprendizado constante e reciclagem de conhecimentos;
  • Networking com profissionais renomados no mercado;
  • Direcionamento de carreira com foco nos objetivos de desenvolvimento profissional do mentorado.

Vale lembrar que não faz parte do Programa de Mentoring

  • Preparação para certificações diversas;
  • Apoio / elaboração de um projeto para criação de um negócio próprio;
  • Auxiliar em Outsourcing ou busca de empregos.

Interessante ressaltar que toda a equipe do Programa de Mentoring é composta por voluntários, e os mentores sempre estão em busca da disseminação do conhecimento. São profissionais experientes na área de Gerenciamento de Projetos que vão fornecer conhecimentos adquiridos ao longo de anos em um programa voluntário.

Em caso de dúvidas, encaminhe um e-mail para [email protected] para que possamos te ajudar.

Conheça os Mentores do Programa de Mentoria PMI-PE 2022




José Elias Silva

Bacharel em Administração pela UPE, com MBA em Gestão de Projetos, Certificado PMP® e CAPM® pelo PMI, com curso pela Falconi Consultores de Resultados, é atualmente Sócio-Diretor de duas empresas nos segmentos de educação e consultoria e engenharia, além de Professor, Coach, Consultor e ex-diretor e atual Vice-Presidente do Conselho do Project Management Institute – PE. Tem experiência em Escritórios de Gerenciamento de Projetos (PMO) e Gestão, tendo em seu portfólio mais de 300 milhões de reais em projetos nacionais e internacionais, atuando em grandes empresas brasileiras e multinacionais. Também prestou serviços de consultoria organizacional como: planejamento estratégico, GPD, GRD, pesquisa de mercado, plano de negócios, análise de excelência em gestão, entre outras atividades, para os mais diversos ramos: Construção, TI, Energia, Aeroportuário, Alimentício, Comércio, Serviços, entre outros.

Mais informações: 
https://www.linkedin.com/in/joseeliaspmp/



Alexandre Bagetti

Engenheiro Mecânico pela POLI/UPE, Especialização em Gestão de Projetos pela FGV, Certificado PMP, mentor pela Triad PS/SBPNL. Mais de 20 anos de experiência em projetos de melhoria de processos, planejamento estratégico, implantação de sistemas de gestão e qualidade em empresas brasileiras e multinacionais. Empregado público na CODEVASF desde 2009, filiado ao PMI desde 2006, voluntário desde 2020, atualmente diretor do Branch Sertão do PMI-PE.

Mais informações: https://www.linkedin.com/in/alexandrebagetti/



Eriko Brito

Mestre em Engenharia de Software pelo CESAR (2016). Certificado Project Management Professional (PMP) (2006). MBA em TI pela UNIPÊ (2005). Graduado em processamento de dados pela FPPD (1999). Atualmente, Analista de TI na DATAPREV, Professor e Coordenador de cursos de especialização. Atuei como coordenador de cursos de pós-graduação, gerente de projetos, líder de projetos e administrador de dados em projetos para empresas como Estácio, CODATA, UNICRED, Globo.com, Brasil Telecom, CESAR, Radix.com, Mobile S/A e UNIMED.

Mais informações: https://www.linkedin.com/in/erikobrito/



Maria Paula Casaroli
Profissional com mais de 35 anos atuação em TI, com foco em desenvolvimento de sistemas e projetos, consultoria e gestão de equipes e áreas de TI. Diretora Sênior de Serviços Profissionais na Salesforce há 10 anos.  Atualmente diretora de programas de Transformação Digital, com foco em grandes clientes da América Latina. Certificada Project Management Professional (PMP) (2009), ITIL Foundation (2008), MBA em Transformação Digital e Futuro dos Negócios – PUCRS. Voluntária na mentoria Jovens - Instituto Semear (desde 2020), na avaliação de Pitch de Empreendedores - Tony Elumelu Foundation (2021) e mentoria Jovens - Generation  Brasil (2022).

Mais informações: https://www.linkedin.com/in/maria-paula-casaroli/



Hector Paulo
Profissional com mais de 15 anos de experiência atuando com Gestão de TI e Gestão de Projetos utilizando abordagens preditivas, adaptativas (ágeis) e híbridas. Experiência com mentoring e coach de products owners e membros de squads durante a jornada ágil desde o discovery até o delivery. Entusiasta do aprimoramento de competências e da melhoria contínua. Motivado por compartilhamento de conhecimentos: treinar, facilitar e também aprender. Atuação também como Agile Coach na Pitang e COO da Qualiti. Doutorando na área de Transformação Digital pela CESAR SCHOOL, Mestre em Ciências da Computação pelo CIn/UFPE. Atuação como docente em cursos de MBA e Pós-Graduação de Gestão de Negócios, Gestão de Projetos, Gestão de TIC e Engenharia de Software. Autor de artigos, capítulos e livros sobre valores de liderança, gerenciamento de projetos, competências no gerenciamento de projetos, pensamento sistêmico e aprendizagem organizacional. Certificado KCP®| KMM®| KMP®| SAFe 5 Agilist| PACC®| POCC®| PTMC®| PPMC®️| PTBC®| CLF®| PBB®| Mgt 3.0| LACP®| PMP®| PMO-CP®| SFPC-CP®|DEPC-CP®| RAP®

Mais informações: https://www.linkedin.com/in/hectorpaulo/

Data de publicação: 04 de abril de 2022