O #GPemForma é um projeto difundido em todos os Chapters do PMI pelo Brasil, e visa um conjunto de práticas esportivas e de saúde preventiva (semanais, quinzenais ou mensais), junto aos seus diretores, voluntários, filiados e não filiados. Ou seja, para toda a comunidade de projetos de nossa região. Tais atividades permeiam por pedaladas, caminhadas, corridas, como também palestras e demonstrações de diversas modalidades esportivas, tanto ao ar livre como em academias.

Evento: A arte do Aikido no dia a dia das pessoas envolvidas na gestão de projetos
 
Derivado do Aikijutsu (técnicas antigas de ataque e defesa), a arte hoje denominada Aikido recebeu este nome na década de 40 pelo Morihei Ueshiba Sensei. Ele era extremamente forte e habilidoso, mas utilizou todo o seu conhecimento referente às artes marciais e filosofia para obter um método onde pessoas de todas as idades e biótipo pudessem praticar e por toda a vida. Sendo assim, o Aikido é uma arte marcial de movimentos circulares e extremamente poderosa porque utiliza o desequilíbrio e a energia do oponente.

Componentes

· O Aikido é ensinado de maneira gradual, de acordo com as condições de cada praticante.
· Não existe competição no Aikido, o que estimula o companheirismo e a cooperação, e o transforma em excelente prática para qualquer idade.
· Os movimentos circulares do Aikido evitam agressões, devolvendo a energia recebida num ataque de maneira tal, que proteja também o atacante. Desta forma, reduzindo os risco durante a prática.
· Aikido ensina a cair e a levantar sem se machucar, fortalece a mente e o espírito para enfrentar desafios e aceitar os reveses sem se deixar abater.
· Aikido ensina a aceitar as diferenças entre as pessoas, e não procura impor ideias e princípios através da força.
· Excelente técnica de defesa pessoal, o Aikido ensina a desenvolver atenção a si mesmo, aos outros, e ao seu ambiente, desenvolvendo autoconfiança para enfrentar situações de risco.
· No aspecto físico, a prática do Aikido proporciona flexibilidade, alongamento, boa respiração, e ótimo condicionamento físico.
· No aspecto psíquico, a prática do Aikido desenvolve segurança, acalma a ansiedade e o reduz stress, desenvolve firmeza e flexibilidade para lidar com os problemas do dia a dia.
· No aspecto social, a prática do Aikido promove o respeito pelas pessoas e a transformação serena de aspectos negativos da personalidade.

A prática consiste nos seguintes passos:

· Alongamento [Jumbi Taiso]
· Esquivas [Tai Sabaki]
· Rolamentos [Ukemi]
· Atividade Aeróbica [Aiki Taiso]
· Técnicas de Respiração [Kokyu Undo]
· Técnicas de Imobilização [Osae Waza]
· Técnicas de Projeção [Nage Waza]

Aspectos que são aplicados durante a prática e levadas além do tatame

Além do formato tradicional e disciplinar inerentes as artes japonesas e demonstrado anteriormente, o trabalho consiste também em:

· Sentir onde você está – Tensão e relaxamento, a presença em si;
· Relação de harmonia – Não-resistência, mover-se em harmonia, entrar em sintonia com a situação;
· Quem você é – Expresse sua energia, lidere, faça a sua contribuição, permita-se ser visto.

Esses são os três pilares filosóficos que deverão ajudar o praticante em suas atividades fora do tatame, seja nas relações corporativas ou interpessoais.

Dados do Instrutor responsável

· Wilson Alves Tenório
· Iníciou a prática do Aikido em setembro de 2000
· Faixa-preta desde abril de 2004
· Atualmente é 3º Dan - Aikikai
· Ligação: Desde 2009, treinos trimestrais com o Luis Gentil Sensei [6º Dan – Aikikai] do Rio de Janeiro, que viveu 15 anos no Japão e é o líder do Círculo de Aikido
· Formado [2017.1] do curso de graduação em Educação Física no nível de licenciatura e bacharelado


Data: 21/07/2018

Local: Casa de dança Everaldo Lins (Av. Caxangá, 116)

Horário:  09:30h às 11:30h

- Link da Inscrição:https://www.sympla.com.br/a-arte-do-aikido-no-dia-a-dia-das-pessoas-envolvidas-na-gestao-de-projetos__310123

Inscrições limitadas 


Sobre Wilson Tenório
 
Durante 23 anos, Wilson atuou na iniciativa privada desenvolvendo atividades nas áreas de Contabilidade, Finanças e Auditoria em empresas como a Dafruta Indústria e Comércio S/A, Grupo Bompreço S/A, Grupo Queiroz Galvão S/A, Indústrias Renda S/A e por fim na Celpe - Cia Energética de Pernambuco S/A. Desde cedo que praticava atividades físicas como Hobbie. No ano 2000 conhece o Aikido, arte japonesa cuja intenção é equilibrar o corpo com a mente. De lá para cá muitas coisas mudaram em sua vida devido a nobre arte e hoje se encontra no 3º Dan Faixa-Preta. Dentre estas mudanças, forma-se em Educação Física [Licenciatura e Bacharelado] para conhecer melhor a didática ideal e a forma correta para o funcionamento do corpo. O método é baseado em seus estudos sobre o corpo e a mente, para que tragam o bem estar aos seus praticantes. Sendo assim e após 23 anos trabalhando no meio corporativo, resolve mudar seu papel na sociedade redirecionando seus esforços para divulgar o Aikido, Aiki Body Movement e o Treinamento Funcional Tradicional.

Impressões pessoais sobre o Aikido

O Aikido consiste em uma arte onde os movimentos corporais e a plenitude da mente são trabalhados de forma ampla, assim se complementando. Trabalha-se a amplitude das articulações, o desenvolvimento do tônus muscular e colabora para manter a estrutura óssea retardando a descalcificação. Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde), para se manter fora da linha do sedentarismo é necessário que se realize práticas físicas no mínimo 3 vezes durante a semana com no mínimo 45 minutos de duração. A prática do Aikido leva em consideração os alongamentos, aquecimentos, práticas anaeróbias e aeróbias desenvolvendo o bem estar físico. Quanto a mente, vivemos dias onde o stress tem causado sérios danos a saúde. As doenças psicossomáticas estão afastando as pessoas dos seus trabalhos, estudos e até de suas famílias. Conforme acreditamos, o Aikido é uma espécie de zen em movimento onde o corpo é movido pela mente trazendo tranquilidade nas ações diárias. Ao fundir estes dois universos, corporal e mental, haverá uma construção de um ser saudável e pleno de todos os seus movimentos e pensamentos. Sendo assim, a tradução viva para a mens sana in corpore sano (uma mente sã num corpo são). Por fim, o Aikido é uma arte marcial e trará como bônus a defesa pessoal, pois a prática consiste na repetição consciente dos movimentos das antigas formas do Budo [caminho do guerreiro] que unido com a filosofia dá ao praticante a consciência do seu interior, do seu “eu”, que trará benefício exterior nas atitudes e postura diante dos desafios da vida.
 

ATENÇÂO: Quanto aos cuidados antes do evento do dia 21/07: 

  • Alimentar-se no mínimo 2h antes e alimentação leve.
  • Utilizar roupas leves de treino, roupas de malhar.
  • Não realizar nenhum exercício antes do treino, inclusive alongamento.
  • Quem tem diabetes, hipertensão ou for cardíaco, deverá informar antes do treino.
Data de publicação: 16 de junho de 2018