Apresentações e Certificados já estão disponíveis para download.

http://www.blogdomagno.com.br/ver_post.php?id=146794


Artigo especial

 

 

Pernambuco no X Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos

Por Flávio Luiz*

Sabemos que é preciso “construir pontes e não muros”. Essa é também uma premissa para os Gerentes de Projetos que estão pensando num desenvolvimento sustentável. Na cidade conhecida por suas pontes como a Veneza Brasileira, centenas de gerentes de projetos de todo o país foram conduzidos pela metáfora das pontes no X Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos, ocorrido de 15 a 17 de junho, a um ambiente de importante networking, fluxo e compartilhamento de conhecimentos.

Quem veio, levou daqui uma experiência enriquecedora, tendo oportunidade de participar de palestras, painéis e workshops. Mas para a cidade do Recife, que como é de hábito, recebeu tão bem os visitantes, o que fica? Por que foi tão importante ser a sede deste evento?

Bom, além da oportunidade de trazer para mais perto dos pernambucanos uma gama de profissionais de gerenciamento de projetos que atuam no Brasil e no mundo, receber um evento desse porte evidencia a atenção que precisa ser dada a área, que é estratégica tanto para empresas quanto para diversos órgãos da administração pública.

O Project Management Institute, divulgou um estudo prevendo que até 2020, haverá 15,7 milhões de posições de gerenciamento de projetos criados globalmente. E, de acordo com o mesmo estudo, o Brasil, tem hoje a quinta maior demanda por gerentes de projetos do mundo. O que o Brasil, e Pernambuco, fará com essa informação?

Ainda não há pesquisas a respeito do impacto dessas previsões especificamente em Pernambuco, mas sabemos que será significativo, especialmente se levarmos em consideração que Pernambuco está entre os três estados que mais ajudaram a economia da região Nordeste a crescer, com taxa superior a da economia brasileira desde 2002. Um estado que apresenta tais índices, seguramente necessitará de profissionais altamente capacitados para liderar os projetos que poderão sustentar esse crescimento.

Com a realização de um congresso temático nacional, o capítulo pernambucano do PMI mostrou sua força e capacidade de organização e atração de eventos de grande porte para o estado. Superar este desafio com sucesso, reforça a confiabilidade no PMI-PE - a casa pernambucana da maior associação sem fins lucrativos do mundo para profissionais de gerenciamento de projetos, com mais de meio milhão de associados e de Profissionais Certificados em 185 países.

Com a diversificação de palestras e debates apresentados no X Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos, com participação de palestrantes estrangeiros como Mark Dickson,  Paul Dinsmore, Glenn Coughenour e Farhad Abdollahyan, autoridades da administração pública como o Vice-governador de Pernambuco, Raul Henry e o Prefeito da Cidade do Recife, Geraldo Júlio e outros palestrantes brasileiros de renome internacional e grande influência nacional como Ivo Michalick, Ângelo Valle, Américo Pinto, Maurício Girardello, André Voltolini, Sérgio Marangoni, Carlos Augusto Freitas, Gilberto Luna e Igor Botelho Lima, esses últimos representando a PETROBRÁS, dentre vários outros, os praticantes tiveram oportunidade de conhecer mais sobre a visão estratégica do PMI.

Também puderam participar de estudos de caso que demonstraram os desafios para equilibrar crescimento, inovação e sustentabilidade em grandes projetos de engenharia e infraestrutura, tecnologia da informação, gestão pública, além de aspectos de gestão de pessoas e liderança, pois em um mundo cada vez mais globalizado e complexo, o profissional gerente de Projetos tem sido demandado por habilidades cada vez mais abrangentes.

Além de conhecer e aplicar aspectos técnicos tradicionais como prazo, custo, qualidade e desempenho das entregas; o novo perfil desejado requer que se equilibre decisões que possam impactar positivamente a imagem da empresa, rentabilidade, produtividade, sustentabilidade, segurança, saúde, meio ambiente, satisfação do cliente, etc., ou seja, é preciso que o gerente de projeto venha se especializar em gestão estratégica de negócios. Nesse sentido, o congresso trouxe esse equilíbrio na temática e a regional Pernambuco do PMI fica com a sensação de dever cumprido.

*Flávio Luiz é consultor de empresas e presidente do PMI-PE




Data de publicação: 20 de junho de 2015