Visão Geral do Voluntariado

Sobre o voluntariado no PMI:

O voluntário é aquele que, devido a seu interesse pessoal e profissional, dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos. Corresponde a uma decisão livre e voluntária apoiada em motivações e opções pessoais que caracterizam o voluntário.

Ser voluntário é ter uma excelente oportunidade para você aumentar sua rede de relacionamentos, experimentar e compartilhar as melhores práticas em gerenciamento de projetos, participar de eventos bem interessantes de acordo com a sua atuação no capítulo, dentre outros inúmeros benefícios.



Voluntariado no PMI-PE:

O voluntariado no PMI-PE se desenvolve através de projetos, programas ou ações operacionais com condições para integrar voluntários, envolvendo as entidades promotoras.

Quando nos referimos ao voluntariado para o PMI-PE, precisamos que haja engajamento, participação consciente e grau de comprometimento, onde as ações serão acompanhadas mensalmente nas reuniões ordinárias e as expectativas devidamente alinhadas.

O tempo de dedicação é o voluntário que determinará e assumirá o compromisso para com as atividades endereçadas. Como voluntário você vai poder participar de ações e projetos de nosso Chapter, como gestor ou colaborador e ainda por cima, se você já é certificado ainda pode acumular PDU’s (Professional Development Units) para sua recertificação.

As iniciativas do PMI-PE depende dos voluntários para serem contempladas, estes vão agir no gerenciamento e desenvolvimento de projetos e serviços específicos, seja na sua área profissional ou com o apoio de um profissional experiente.

Em nosso capítulo, temos os seguintes pré-requisitos para ser um voluntário:
  • Ser filiado ao PMI-PE;
  • Participar de uma reunião de nivelamento sobre o voluntariado;
  • Assinar o termo de voluntariado e entregar em nosso capítulo.

Existem diversos projetos estratégicos que sempre estamos desenvolvendo nos quais você é bem vindo para atuar como voluntário, sendo assim, como aborda o slogan do PMI-PE: Boas coisas acontecem quando você se envolve com o PMI!


Perguntas frequentes:
  • É preciso ter um tempo mínimo disponível para voluntariar?
    • Resp.: Não. O voluntário disponibiliza quanto tempo ele puder para o trabalho voluntário.
  • É preciso ser certificado para voluntariar?
    • Resp.: Não. Basta apenas ter os pré-requisitos descritos acima.
  • Obtém-se PDU com o trabalho voluntário?
    • Resp.: Sim. Observando os limites e orientações da documentação do PMI.