O que é Mentoria?

Trata-se de uma ferramenta de desenvolvimento profissional que consiste no auxílio oferecido por um profissional mais experiente em determinada área a outro com menos experiência ou iniciante direcionando o aprendizado, compartilhando experiências e estimulando o desenvolvimento de competências essenciais para tal profissão.

Quem pode se inscrever?

Poderão participar do Programa de Mentoria, como Mentor, profissionais com experiência e vontade de repassar o conhecimento. É desejável, mas não excludente, que o candidato seja filiado ao Capítulo PE.

No caso dos mentorados a participação no programa é  EXCLUSIVA para associados ao PMI Pernambuco.

Veja maiores detalhes no Edital.

Como funciona o Programa de Mentoria do PMI Pernambuco?

O Programa sugere um plano de trabalho entre mentor e mentorado durante 12 sessões de 1 hora ao longo de 3 meses (reuniões semanais).

Benefícios para Mentores

  • Aprendizado constante e reciclagem de conhecimentos;
  • Reconhecimento perante toda a comunidade de Pernambuco, pelo apoio ao desenvolvimento profissional, impactando a vida dos mentorados;
  • Networking com os melhores profissionais do Estado, em gerenciamento de projetos, programas e portfólio;
  • Obtenção de PDUs para manutenção de certificações.

Benefícios para Mentorados

  • Aprimoramento de habilidades específicas;
  • Amplitude da visão sob perspectivas diferentes;
  • Aprendizado constante e reciclagem de conhecimentos;
  • Networking com profissionais renomados no mercado;
  • Direcionamento de carreira com foco nos objetivos de desenvolvimento profissional do mentorado.

Vale lembrar que não faz parte do Programa de Mentoring

  • Preparação para certificações diversas;
  • Apoio / elaboração de um projeto para criação de um negócio próprio;
  • Auxiliar em Outsourcing ou busca de empregos.

Interessante ressaltar que toda a equipe do Programa de Mentoring é composta por voluntários assim como os mentores sempre em busca da disseminação do conhecimento.

É isso mesmo, profissionais experientes na área de Gerenciamento de Projetos que vão fornecer conhecimentos adquiridos ao longo de anos em um programa voluntário. 

Em caso de dúvidas, encaminhe um e-mail para [email protected] para que possamos te ajudar.

Baixe o edital aqui

Inscrição de novos Mentores aqui

Inscrição de novos Mentorados aqui

Conheça mentores que já participaram de ciclos anteriores
aqui




Depoimentos dos Mentorados



Martín Camacho Gamboa
https://www.linkedin.com/in/martincamachogamboahermenegildo78/

"O projeto de mentoria do PMI PE foi de grande valia para meu desenvolvimento como profissional da área de projetos. Foi possível escolher e trassar metas em cima de assuntos que eu precisava desenvolver mais. Estou a 1 ano e 6 meses atuando na área e a mentoria me ajudou a ter novas percepções e enxergar mais oportunidades na área de projetos.
O cuidado que os gestores do projeto tiveram em juntar pessoas do mesmo ramo de mercado foi super importante, pois os casos práticos e discussões se tornavam mais próximo do real e do dia a dia, possibilitando a aplicação no dia a dia."



Maria Luiza
https://www.linkedin.com/in/marialuizateixeira18/


"O programa de Mentoria foi mais uma oportunidade de crescimento profissional e de desenvolvimento das boas práticas em projetos que o PMI-PE proporcionou aos seus voluntários. Com a Mentoria eu pude colocar em prática o conhecimento teórico que venho estudando; pude compreender melhor sobre o Tailoring e me desenvolver melhor nas áreas de escopo, cronograma; e também consegui entender sobre o papel de atuação do PMO lá na empresa e como posso contribuir para a sua implantação. Agradeço ao PMI-PE pela oportunidade, ao Sergio Filho e ao Renato Vieira pela condução do projeto que foi muito show e ao meu mentor Rodrigo Cavalcanti por toda ajuda, paciência e orientação. “Coisas arretadas acontecem quando tu se envolve com o PMI-PE”



Marcela Dias
https://www.linkedin.com/in/marcelamagalh%C3%A3es-adm/


Depoimentos dos Mentores





Maurício Landwoigt 
https://www.linkedin.com/in/maur%C3%ADcio-landwoigt-79b86b86/


"Participar do 1 ciclo de Mentoria do PMI PE como Mentor para mim foi uma excelente experiencia.
Poder dividir um pouco do meu aprendizado, foi gratificante porque me fez recordar a trajetoria da minha carreira profissional, além de trocar experiencia com outros mentores e mentorados.
Parabens ao PMI-PE pela iniciativa e que venham muitos ciclos de mentoria num futuro próximo."



Clovis Melo
https://www.linkedin.com/in/clovis-melo-pmp%C2%AE-7761942b/

"Foi um privilégio participar do primeiro ciclo de Mentoria do PMI-PE. Como mentor, aprendi com os colegas que estão iniciando na gestão de projetos e consegui compartilhar minhas experiências. Durante a mentoria, elaboramos um plano de metas de curto prazo baseado nas necessidades profissionais do mentorado.

O encerramento do programa foi marcante, incrível! Depoimentos emocionantes, carreiras em linha e novas oportunidades profissionais. É isso! Coisas boas acontecem quando você se envolve com o PMI.

Muito obrigado e até a próxima."



Eriko Brito
https://www.linkedin.com/in/erikobrito/