Project Management Institute é a maior associação de membros profissionais do mundo sem fins lucrativos para a profissão de gerenciamento de projetos, programas e portfólio.
Fundado em 1969, o PMI oferece valor para mais de 2,9 milhões de profissionais que trabalham em quase todos os países do mundo através de colaboração, educação e pesquisa. PMI avança carreiras, melhora o sucesso organizacional e amadurece ainda mais a profissão de gerenciamento de projetos através de seus padrões mundialmente reconhecidos, certificações, recursos, ferramentas de pesquisa acadêmica, publicações, cursos de desenvolvimento profissional e oportunidades de networking.
Como parte da família PMI, Human Systems International (HSI) fornece avaliação organizacional e serviços de benchmarking para as principais empresas e governo, enquanto ProjectManagement.com e ProjectsAtWork.com criam comunidades globais on-line que oferecem mais recursos, melhores ferramentas e amplia as perspectivas e networking.

O PMI-PE 


Estabelecido em Junho de 2003, o PMI-PE, primeiro capítulo na região Nordeste, com a missão de promover o PMI, a profissão de Gerenciamento de Projetos, suas práticas e praticantes na sua região de abrangência, sendo relevante e crescendo de forma sustentável.
O PMI-PE é marcado pelo seu pioneirismo na região e é uma fonte de referência mesmo fora de sua área de abrangência. Com base nas pesquisas de experiencia do usuário (comunidade, filiados e filiados/voluntários), nós elegemos como meta ser o melhor capítulo do ano, encantando nossos filiados (do “nextgen” até o “pastgen”) através da experiência com a “Jornada do Filiado” e com a facilidade de engajamento através do “Voluntariado fácil”. Assim, as iniciativas que consideramos e planejamos estão de uma ou de outra forma ligadas a esses dois eixos de coordenadas.

O capítulo PMI-PE, desenvolve sua atuação no estado de Pernambuco através de sua sede na capital, Recife, seu Branch Agreste e seu núcleo em Petrolina (futuro Branch Sertão – sendo preparado).
O PMI-PE conta com aproximadamente 250 membros, com uma faixa etária predominante entre 35 a 45 anos (50%), profissionais com uma média de 6 a 15 anos de experiencia em GP (67%), para os quais (88%) a filiação ao PMI é importante (39%) ou muito importante (49%). Os membros do PMI-PE estão principalmente (90%) nas indústrias de SW(41%), Construção(15%), Governo(15%), fabricação(10%) e transporte(10%).
Por fim, as funções desempenhadas por esses profissionais são principalmente de não-gerentes de projeto s(59%), como consultores, Gerentes e analistas funcionais em contraposição aos que se apresentam como profissionais de gerenciamento de projetos (41%) como Gerentes de Projeto III/II/I, gerentes de programas/portfolios e especialistas em gerenciamento de projetos. A leitura da pesquisa deste ano sinalizou o reflexo que a ECOOMIA DE PROJETOS está provocando em nosso mercado/comunidade.
Esses dados demográficos estão em linha com nosso atual esforço de parcerias com academias e ONGs.

Envolva-se. Aproveite ao máximo a sua adesão e participe ativamente do Capítulo. Conheça seus colegas, faça novos contatos, aprimore o networking e construa conhecimento. Compartilhe soluções e ideias. Desfrute de atividades e eventos.


O Plano Estratégico do PMI 2.0

Em agosto de 2017, o Conselho de Administração do PMI aprovou um novo plano estratégico para o PMI. Este plano destaca as decisões que o PMI-PE já tomou como parte da atualização estratégica. Servirá como base para reinventar o PMI como a associação profissional do futuro, chamada de PMI 2.0. 

Instituímos a estrutura “Playing to Win” (Jogando para Ganhar) para guiar nosso processo de planejamento estratégico, capturar decisões e comunicar nosso progresso ao longo da cascata de escolha. Nossa nova direção estratégica é construída sobre três pilares com os quais alguns de vocês podem estar familiarizados com as Reuniões do Instituto de Liderança e comunicações digitais no início deste ano: foco estratégico, foco no cliente e agilidade organizacional.

Usando esses pilares e a estrutura da estratégia “Playing to Win”, o PMI pretende redefinir o que significa ser uma associação profissional global do futuro, representando e defendendo as pessoas que praticam gerenciamento de projetos, programas e portfólio. Saiba como chegaremos ao PMI 2.0 lendo o Plano Estratégico do PMI 2017 em sua totalidade em www.pmi.org/strategicplan .