Você conhece o PMIef, o braço filantrópico do PMI? 

Posted on Out 19st, 2016

Palestrante: Acilio Marinello


Realizado em: 19 de Outubro de 2016 sobre o tema: Você conhece o PMIef, o braço filantrópico do PMI?

Resumo da Oficina:

O PMIef, ou PMI Educational Foundation, é considerado formalmente o braço filantrópico do PMI. Nesse webinar, você conhecerá o que é o PMIef, os seus pilares de atuação, obterá detalhes dos recursos educacionais desenvolvidos pela Fundação e suas iniciativas, como o programa de bolsas de estudos e suporte financeiro a projetos sociais em todo o mundo.

Mini Currículo:

Acilio Marinello é Pensador Global na Practical Thinking, especialista em Projetos Sociais e Sustentáveis, e membro do Engagement Committee for PMI Communities do PMI Educational Foundation, sendo o único representante desse comitê para o Brasil.

Profissional com 15 anos de experiência em gerenciamento de projetos, antes de ingressar na Practical Thinking Group, Acilio Marinello exerceu papéis de liderança na Orbitall, Credicard, Itaú Unibanco, PMI São Paulo, Citibank e Barclays Bank, gerindo equipes no Brasil e exterior.

Tecnólogo em Qualidade pela Universidade Braz Cubas e Especialista em Gerenciamento de Projetos de TI pela Universidade de São Paulo, possui as certificações PMP (Project Management Professional) do Project Management Institute e CSPO (Certified Scrum Product Owner) da Scrum Alliance.

Participante de congressos internacionais e atividades profissionais realizadas em diversos países das Américas, África, Europa, Oriente Médio e Ásia.


Perguntas e Respostas:

Abaixo segue as perguntas e respostas realizadas durante o webinar. Alguns comentários podem variar em relação ao que foi gravado no webinar.

 

Mayra Mendes Silva: Q: Qual o tipo de certificação indicada para gerenciamento de projetos sociais?
Acilio Marinello: R: O PMI e o PMIef não possuem certificações específicas destinadas para reconhecer a expertise no gerenciamento de projetos sociais. O propósito é aplicar as boas práticas existente, inclusive as atestadas nas certificações atuais, em conjunto com a experiência profissional dos voluntários, para o fomento de iniciativas para o bem-social.

 

Mayra Mendes Silva: Q: Pra fazer parte do PMIef precisa estar filiada ao PMI?
Acilio Marinello: R: Não é necessário ser filiado ao PMI para utilizar os recursos educacionais e participar dos diversos programas mantidos pelo PMIef (Exemplo: bolsas de estudo, submissão de trabalhos aos prêmios existentes, submissão de projetos para solicitar aporte financeiro, entre outros).
No entanto, eu incentivo fortemente que os interessados em se envolverem com iniciativas ligadas ao PMIef se envolvam sim com o seu Capítulo local do PMI. Certamente, o Capítulo poderá oferecer o suporte e orientação necessários para explorar ao máximo o potencial dos recursos disponibilizados pelo PMIef, além de proporcionar uma excelente oportunidade para contribuir com a comunidade de gerenciamento de projetos no local, ampliar o seu networking e aprimorar suas competências atuando como voluntário.

 

Camila Mamede 2: Q: quando será liberado o livro Skill for life traduzido em portugues?
Acilio Marinello: R: O Skill for Life já está disponível em Português no site do PMIef (www.pmief.org). Para fazer o download, basta criar uma conta (o processo é bem simples e reforçando que não é necessário ser membro do PMI), aceitar os termos e condições e baixá-lo.

 

Marcelo Yanhez: Q: Si solicito una ayuda o beca puede ser otorgada a una persona ? o es necesario tener un proyecto
Acilio Marinello: R: Meu caríssimo amigo Marcelo Yanhez, da Bolívia, nos pergunta em espanhol: "Se solicito uma ajuda ou bolsa de estudo, ela pode ser concedida à uma pessoa? Ou é necessário ter um projeto?
As bolsas de estudo são concedidas sim diretamente às pessoas e qualquer pessoa pode se candidatar à uma bolsa de estudos oferecida pelo PMIef! O programa está bem detalhado na sessão "Scholarships" no site do PMIef (Obs.: conteúdo em Inglês).
É pertinente salientar que além do processo de análise e aprovação do PMIef, na maioria dos casos, o candidato também precisa atender aos critérios de seleção e elegibilidade da entidade de ensino. Também é importante mencionar que a maioria das bolas de estudo custeia apenas o curso em si, despesas com locomoção, hospedagem e despesas pessoais, não são cobertas.

 

Wagner Borba: Q: Ações sociais voltadas ao tema "Gerenciamento de Projetos" que possam ser executadas pelos chapters locais precisam ser previamente submetidas a aprovação do PMIEF?
Acilio Marinello: R: As ações realizadas pelos Capítulos locais, que envolvem a aplicação dos recursos oferecidos pelo PMIef, não precisam ser submetidas à aprovação prévia. No entanto, é muito importante que o Capítulo nomeie um "PMIef Liaison, que dentre outras atribuições é a pessoa responsável no Capítulo em manter o elo de comunicação com o PMIef nos Estados Unidos, a fim que ele ou ela possa dar ciência a essas ações ao PMIef. No caso de ser necessário formalizar alguma ação, seja por qualquer razão, a equipe do PMIef nos Estados Unidos orientará o PMIef Liaison do Capítulo sobre como proceder. O meu papel no Engagement Committee for PMI Communities também é orientar o PMI Liaison nesse tipo de situação, sendo assim, também posso ser consultado a qualquer momento sobre as ações idealizadas ou em curso nos Capítulos.

 

PERGUNTA NÃO RESPONDIDA DURANTE O WEBINAR

 

Daniel Fernandes: Q: existe algum material já disponível para nos ajudar a fomentar a busca por empresas para serem mantenedorasa do Ef ?
Acilio Marinello: R: Um material formato para esse fim específico não existe, porém recomendo que utilizem o "annual report" do PMIef, no qual estão descritas detalhadamente as ações realizadas pela fundação no último ano (Exemplo: projetos, casos de sucesso, fonte e destinação dos recursos, entre outras informações), em conjunto com os demais materiais disponíveis no site da entidade. Esse conteúdo sustenta a seriedade, o propósito e os valores do PMI Educational Foundation, o que certamente pode contribuir para atrair o interesse de novos mantenedores.
O último "annual report" está disponível em http://pmief.org/about-us/news/2015-annual-report

 

Veja o Webinar